21 agosto 2007

Cafajestango

Puts, esse desenho eu fiz quando eu fazia aula de tango. Eu queria desenhar um dançarino de tango e saiu isso. O professor Filipe deu um nome para ele: Cafajestango. Depois eu desenhei a mulher dele, uma mulher fatal, que foi denominada "Lolitango", mas esse desenho eu não sei cadê. Deve estar perdido lá no atelier.
Mas esses dois meses em que eu fiz aula de tango foram bem divertidos e interessantes para a minha formação. Tudo o que eu sei sobre dança eu aprendi naquelas aulas. Aliás, quase tudo, porquê dança punk eu aprendi em outra situação, mas isso não vem ao caso. E são três as grandes lições que eu tenho para passar para vocês:

Grande lição número 1 - Se você pretende dançar tango, esqueça tudo o que você viu em filmes americanos, pois aquilo é qualquer coisa, menos tango. Todas aquelas coisas (tipo dançar com uma rosa na boca) são invenções de hollywood. Tá, como eu sei que alguém vai deixar um comentário dizendo que a dança é como as pessoas dançam e que o tango do cinema é tango sim, mas uma derivação americana, eu já vou responder aqui. Se é pra apreder errado, pra que aprender? Fica em casa dançando que nem o Coisinha de Jesus.

Grande lição número 2 - Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Como o que eu aprendi (só teoricamente, porquê quando eu tento botar em prática, eu sou um terror) sobre tango naqueles dois meses é mais do que quase todas as pessoas que eu conheço sabem, então dá pra eu botar banca como se eu fosse expert no assunto. E isso acontece em Porto Alegre em geral e no resto do Brasil também. O professor Filipe sempre nos alertou sobre a mediocridade dos professores de tango brasileiros. Os professores de tango normalmente são professores daquele famigerado curso de "danças de salão", onde se tenta aprender de tudo e no fim não se aprende nada, porquê os professores sabem um pouco de cada dança, mas não sabem nenhuma profundamente. Mas como todo mundo sabe menos que o professor, tá tudo bem...

Grande lição número 3 - Não diga que você aprendeu 3 grandes lições e depois só conseguir pensar em duas. Você vai correr o risco de ter que escrever qualquer coisa no ítem "Grande lição número 3" e pagar um mico gigante.

Mas eu parei de fazer aula de dança porque eu não tava curtindo, e o professor Filipe me disse: "Mas tu nem começaste a dançar ainda". Daí eu me dei conta que todas essas coisas que te ensinam em aula de dança (um passinho pra cá, outro pra lá) são convenções importantes para a pessoa que vai dançar com inúmeros parceiros diferentes na mesma noite, ou que pretende participar de concursos de dança. Mas simplesmente repetir mecanicamente os passos que te ensinaram em aula não é dançar. Se na hora do baile você se entender com o seu parceiro, tanto faz se está fazendo certo ou não. O mais importante é o diálogo entre os corpos, sentir e curtir a música e, pricipalmente, se divertir.

7 comentários:

Anônimo disse...

pra quem andou postando, ultimamente, coisas sobre ficar em casa assistindo velharia na TV, esse teu post é, no mínimo, contraditório...
=)

Luiz Augusto disse...

FINO! Se vc teve coragem de fazer aula de tango é pq tem coragem pra dançar qq outra dança! Forró é beeem mais simples! Vamo pro FORRÓ!!!

raquel alberti disse...

já que esse é um post sobre lições (e correndo o risco de ser mais chata que o se sempre), não entendi o porquê, mas tu começou a acentuar os porquês de um post pro outro. esses porquês que são substituíveis por "pois", e que vêm normalmente depois de vírgula, não têm acento. e "começaste" é com ç.

raquel alberti disse...

eu tentei imitar a lordose da lolitango e detonei a coluna. precisei de massagem e fiquei uns dias capega.
outro dia tu conta a história de ela não precisar ter cabeça, que só foi incluída na versão final pq precisava de um lugar pra pôr a boca.

Rodrigo Chaves disse...

Corrigi o "comessaste" pq realmente foi um erro grotesco de 'dijitassão' mesmo.
Quanto aos "porquês". Eu nunca consegui aprender isso e continuarei escrevendo errado, mas obrigado pela dica.
A Direção

Anônimo disse...

Bah, tem tangos hollywoodianos imbativeis!!! Prefiro nao mencionar pra nao ser apedrejado... hehehehe

Anônimo disse...

Será que o Prof. Filipe ficaria brabo comigo se eu dissesse que o "Cafejestango é a cara dele"??? ihihi, brincadeirinha.
Gigi
PS: fiquei com uma pulga atrás da orelha agora...tu deves ter escondido nos teus arquivos uma caricatura de cada um dos teus amigos, ne??? confessa vai...
bjs,
Gigi