Essa semana gravamos mais um episódio do Café com HQ e acabou rolando uma pequena discussão (pequena, porque esse é um assunto interminável) sobre o limite do humor. Tem muito para falar a respeito, mas outro dia li uma colocação do Laerte sobre o assunto que eu acho que diz muita coisa:
"Humor não tem nada a ver com "gosto" (de resto, acho que "gosto", em si, é um conceito discutibilíssimo). É uma linguagem altamente sofisticada e não deve ter limite algum, como qualquer outra forma de expressão. O que não se pode é pretender que ele, humor, seja um discurso sem conteúdo ideológico. Não acredito em humor neutro, assim como não acredito em neutralidade na arte e na ciência. Brasileiros, em relação ao humor como em relação a muitos outros itens, mantém um padrão ambíguo de reação: por baixo do pano se apoia e se pratica, em frente às câmeras se indigna e exige providências."
13 comentários:
Eles não têm senso de humor.
Amo de paixão as piadas e desenhos do Laerte, desde quando as historinhas do Condomínio saíam na ZH. Mas não dá para concordar com a afirmação dele de que tudo é ideológico e que não há neutralidade nem na ciência, péra-aí, não é bem assim. Ou ele nunca estudou ciências ou tá baralhando as côsas a partir da visão ideológica que ele tem do mundo...
"tiras que eu gostaria de ter pensado"
Ótima!
Acho que o limite do humor deve ser o mesmo limite de qualquer outra coisa. O bom senso é um bom começo.
Apóio o Fábio: o princípio da ação e reação é aplicável nesse caso. Você pode fazer o humor com o que quiser do jeito que quiser... mas tudo tem consequência.
Saudações,
Colheita semanal das 'Tiras de Segunda' do www.parlapatonices.blogspot.com
Obrigado!
Corrigindo a véia lôca, que só pode estar, sem dúvida ele estudou mais profundamente o que é uma ciência (assim é melhor) e pode constatar que neutralidade é discurso e também tem ideologia por trás. Mas a magia desse discurso é esconder a ideologia para pessoas como vc não perceberem.
genial a tirinha conheci o blog hj, essa tirinha jah vale sua obra toda
é!
Cuidado com as piadinhas tudo tem limite.
Quer arriscar? Melhor não!
Cuidado! respeite os limites para não ferir e ser ferido com o humor.
Não ultrapasse os limites,é perigoso.
Postar um comentário