23 março 2011

Aleja's Lifestyle - Vida de desenhista

P.S. O último quadrinho foi baseado na sugestão da @colorlilas quando eu disse no twitter que ia começar a contratar serviços da mesma maneira que os desenhistas são contratados.

32 comentários:

Rafael Marçal disse...

Isso não é uma tirinha, é praticamente um MANIFESTO... Onde eu assino?

Remedios disse...

Hahahahahaha!

Onde eu assino?(2)

Reverendo disse...

É a mesma coisa com fotógrafos, infelizmente.

Unknown disse...

apoiado!

Leleu de Ouro Preto disse...

Hhusahuashuashuas. A vida é tensa...

Anônimo disse...

Muito bom!

Fabio disse...

Muito bom! hauhea
A última tirinha também acontece com nós, tradutores.

Montalvo Machado disse...

Se acontecer com você, manda se foder.

gureiduson disse...

Putz, adorei demais a tirinha... mesmo sendo tristemente uma realidade. Mas é aquela...depende de nós mudar isso. Vou divulgar, com certeza, e ... onde assino tb? hehehe.
E o Montalvo tá certo, se tiver que trabalhar de graça, que seja em projeto pessoal. Ninguém te enche o saco, dá mais retorno, e é seu.

Anônimo disse...

hahahha triste realidade

Jana disse...

Muito bom, eu que estou no começo to vendo como é dura a realidade...

Lila disse...

Adoreeeei!

Onde eu assino³ ?

Madera disse...

true true...

Fabrizio Yamai disse...

Ri muito! ... E é a triste realidade...

Unknown disse...

Sem falar naqueles que te procuram, mandam e-mail elogiando seu trabalho e depois de alguns dias: pede desenho de graça em troca dos elogios. Podre! excelente e verídica tira. parabéns.

Diego disse...

Assina os canos foi sensacional! hahaha

A.L.Alves disse...

Nós que desenhamos, infelizmente, sempre passamos por isso! São os ossos do ofício! Hehehe

josé lucas disse...

hahahahahahahahah! Tsc, olha só o que me espera [otimismo ou pessimismo?]
Acham que desenhista se sustenta fazendo favor, tsc tsc

Guto Respi disse...

kkk maravilha!

Unknown disse...

Isso me lembra também os tais trabalhos no risco... Mais uma furada daquelas pro ilustrador. Muito foda a tirinha cara, precisamos ver mais gente consciente e conscientizando assim! o/

CtrlAltVidel disse...

com roteirista é quase a mesma coisa! huaeuhaeuh
sem contar que quando pedem um roteiro ainda falam! "poxa... mas não quero assim, quero assado" então faz logo o roteiro sozinho oras...

RYOT disse...

ótima!!!

Gustas disse...

hahahahaaahhaha...mto boa

Ana Costa disse...

Sensacional! Retratou perfeitamente não só a realidade dos desenhistas, mas de todos os profissionais criativos. Parabéns.

Digo disse...

F O D A

Ming disse...

Se eu fosse o cartunista que fez ela acrescentava um ultimo quadro com "e depois todos roubam minha tira, tiram meu primeiro quadro no photoshop e falam que é da profissão deles"

Porque no Facebook é a moda agora, colocar essa tirinha e editar o primeiro quadro com "fotógrafo, jornalista, designer"... pelo menos não tiraram em alguns casos, a url do seu site, nem a sua assinatura.

Ronaldo disse...

Estou chocado. É exatamente o mesmo tipo de absurdo que eu ouvia há anos atrás quando trabalhava com diagramação de material gráfico (revistas, catálogos, cartazes, etc). For a manjadíssima "Me dá um desconto que eu vou te trazer muuuito serviço. Eu sempre respondia que os descontos começariam no segundo trabalho, e (óbvio) eu nunca mais via a cara do sujeito. Sem contar as pessoas que acertavam um trabalho e na hora de buscar queriam pagar a metade porque "Ah, já tá pronto, né? Melhor pegar o que eu tô oferecendo que não pegar nada". Muitas vezes quebrei o disquete (sim, era na época do disquete) na frente do safado só pra ele saber que nem todo mundo é idiota.
Compadeço-me da sua dor, Rodrigo.

Bia Machado disse...

Putz, acontece com revisores também, rs.

emnavarro02 disse...

Momento DiVasca (e eu fazendo propaganda gratuita pra Blogs de Terceiros, rs)

Fazer o que? A tira me lembrou: divasca.blogspot.com.br

devorador de letras disse...

Boa noite,

Muito legal esse post e o blog...parabéns...abçs.


http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Parabéns Rodrigo! Mais do que perfeito! Abração!

Cláudia disse...

Adorei! Retrata bem o que passamos.

Apanhei muito com isso e fiz muito trabalho de graça até que resolvi fazer um documento explicando como tudo funcionava comigo. Desde o primeiro contato até a entrega, passando pelo pagamento, direitos autorais e de reprodução. Nunca, nunca pego um trabalho sem uma entrada de 50% (avisando sempre que, caso o trabalho seja cancelado pelo cliente, por qualquer razão, este valor não será devolvido). Sem a entrada, nem olho as fotos (um dos meus trabalhos é de encomenda de retratos de pets). Isso me economiza muuuito tempo porque as pessoas que querem de graça ficam desarmadas e os futuros clientes já veem como uma postura bem profissional. Então, só fica mesmo quem realmente quer o retrato e que reconhece o valor do meu trabalho. Isso me trouxe muito mais tranquilidade. Mas, sim, existem muuuuitas pessoas sem noção e respeito pelo trabalho criativo. Antes eu ficava puta da vida quando vinham com uma dessas, agora é só tranquilidade. Quando você põe o pé na porta e mostra que com você as coisas não funcionam assim como eles querem, esse tipo de pessoa some rapidinho. Acreditem, funciona. No começo assusta porque você vê muita gente sumindo e as contas não mas, aos poucos as coisas vão se equilibrando.
Abraços.