P.S. O último quadrinho foi baseado na sugestão da @colorlilas quando eu disse no twitter que ia começar a contratar serviços da mesma maneira que os desenhistas são contratados.
Putz, adorei demais a tirinha... mesmo sendo tristemente uma realidade. Mas é aquela...depende de nós mudar isso. Vou divulgar, com certeza, e ... onde assino tb? hehehe. E o Montalvo tá certo, se tiver que trabalhar de graça, que seja em projeto pessoal. Ninguém te enche o saco, dá mais retorno, e é seu.
Sem falar naqueles que te procuram, mandam e-mail elogiando seu trabalho e depois de alguns dias: pede desenho de graça em troca dos elogios. Podre! excelente e verídica tira. parabéns.
Isso me lembra também os tais trabalhos no risco... Mais uma furada daquelas pro ilustrador. Muito foda a tirinha cara, precisamos ver mais gente consciente e conscientizando assim! o/
com roteirista é quase a mesma coisa! huaeuhaeuh sem contar que quando pedem um roteiro ainda falam! "poxa... mas não quero assim, quero assado" então faz logo o roteiro sozinho oras...
Se eu fosse o cartunista que fez ela acrescentava um ultimo quadro com "e depois todos roubam minha tira, tiram meu primeiro quadro no photoshop e falam que é da profissão deles"
Porque no Facebook é a moda agora, colocar essa tirinha e editar o primeiro quadro com "fotógrafo, jornalista, designer"... pelo menos não tiraram em alguns casos, a url do seu site, nem a sua assinatura.
Estou chocado. É exatamente o mesmo tipo de absurdo que eu ouvia há anos atrás quando trabalhava com diagramação de material gráfico (revistas, catálogos, cartazes, etc). For a manjadíssima "Me dá um desconto que eu vou te trazer muuuito serviço. Eu sempre respondia que os descontos começariam no segundo trabalho, e (óbvio) eu nunca mais via a cara do sujeito. Sem contar as pessoas que acertavam um trabalho e na hora de buscar queriam pagar a metade porque "Ah, já tá pronto, né? Melhor pegar o que eu tô oferecendo que não pegar nada". Muitas vezes quebrei o disquete (sim, era na época do disquete) na frente do safado só pra ele saber que nem todo mundo é idiota. Compadeço-me da sua dor, Rodrigo.
Apanhei muito com isso e fiz muito trabalho de graça até que resolvi fazer um documento explicando como tudo funcionava comigo. Desde o primeiro contato até a entrega, passando pelo pagamento, direitos autorais e de reprodução. Nunca, nunca pego um trabalho sem uma entrada de 50% (avisando sempre que, caso o trabalho seja cancelado pelo cliente, por qualquer razão, este valor não será devolvido). Sem a entrada, nem olho as fotos (um dos meus trabalhos é de encomenda de retratos de pets). Isso me economiza muuuito tempo porque as pessoas que querem de graça ficam desarmadas e os futuros clientes já veem como uma postura bem profissional. Então, só fica mesmo quem realmente quer o retrato e que reconhece o valor do meu trabalho. Isso me trouxe muito mais tranquilidade. Mas, sim, existem muuuuitas pessoas sem noção e respeito pelo trabalho criativo. Antes eu ficava puta da vida quando vinham com uma dessas, agora é só tranquilidade. Quando você põe o pé na porta e mostra que com você as coisas não funcionam assim como eles querem, esse tipo de pessoa some rapidinho. Acreditem, funciona. No começo assusta porque você vê muita gente sumindo e as contas não mas, aos poucos as coisas vão se equilibrando. Abraços.
32 comentários:
Isso não é uma tirinha, é praticamente um MANIFESTO... Onde eu assino?
Hahahahahaha!
Onde eu assino?(2)
É a mesma coisa com fotógrafos, infelizmente.
apoiado!
Hhusahuashuashuas. A vida é tensa...
Muito bom!
Muito bom! hauhea
A última tirinha também acontece com nós, tradutores.
Se acontecer com você, manda se foder.
Putz, adorei demais a tirinha... mesmo sendo tristemente uma realidade. Mas é aquela...depende de nós mudar isso. Vou divulgar, com certeza, e ... onde assino tb? hehehe.
E o Montalvo tá certo, se tiver que trabalhar de graça, que seja em projeto pessoal. Ninguém te enche o saco, dá mais retorno, e é seu.
hahahha triste realidade
Muito bom, eu que estou no começo to vendo como é dura a realidade...
Adoreeeei!
Onde eu assino³ ?
true true...
Ri muito! ... E é a triste realidade...
Sem falar naqueles que te procuram, mandam e-mail elogiando seu trabalho e depois de alguns dias: pede desenho de graça em troca dos elogios. Podre! excelente e verídica tira. parabéns.
Assina os canos foi sensacional! hahaha
Nós que desenhamos, infelizmente, sempre passamos por isso! São os ossos do ofício! Hehehe
hahahahahahahahah! Tsc, olha só o que me espera [otimismo ou pessimismo?]
Acham que desenhista se sustenta fazendo favor, tsc tsc
kkk maravilha!
Isso me lembra também os tais trabalhos no risco... Mais uma furada daquelas pro ilustrador. Muito foda a tirinha cara, precisamos ver mais gente consciente e conscientizando assim! o/
com roteirista é quase a mesma coisa! huaeuhaeuh
sem contar que quando pedem um roteiro ainda falam! "poxa... mas não quero assim, quero assado" então faz logo o roteiro sozinho oras...
ótima!!!
hahahahaaahhaha...mto boa
Sensacional! Retratou perfeitamente não só a realidade dos desenhistas, mas de todos os profissionais criativos. Parabéns.
F O D A
Se eu fosse o cartunista que fez ela acrescentava um ultimo quadro com "e depois todos roubam minha tira, tiram meu primeiro quadro no photoshop e falam que é da profissão deles"
Porque no Facebook é a moda agora, colocar essa tirinha e editar o primeiro quadro com "fotógrafo, jornalista, designer"... pelo menos não tiraram em alguns casos, a url do seu site, nem a sua assinatura.
Estou chocado. É exatamente o mesmo tipo de absurdo que eu ouvia há anos atrás quando trabalhava com diagramação de material gráfico (revistas, catálogos, cartazes, etc). For a manjadíssima "Me dá um desconto que eu vou te trazer muuuito serviço. Eu sempre respondia que os descontos começariam no segundo trabalho, e (óbvio) eu nunca mais via a cara do sujeito. Sem contar as pessoas que acertavam um trabalho e na hora de buscar queriam pagar a metade porque "Ah, já tá pronto, né? Melhor pegar o que eu tô oferecendo que não pegar nada". Muitas vezes quebrei o disquete (sim, era na época do disquete) na frente do safado só pra ele saber que nem todo mundo é idiota.
Compadeço-me da sua dor, Rodrigo.
Putz, acontece com revisores também, rs.
Momento DiVasca (e eu fazendo propaganda gratuita pra Blogs de Terceiros, rs)
Fazer o que? A tira me lembrou: divasca.blogspot.com.br
Boa noite,
Muito legal esse post e o blog...parabéns...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Parabéns Rodrigo! Mais do que perfeito! Abração!
Adorei! Retrata bem o que passamos.
Apanhei muito com isso e fiz muito trabalho de graça até que resolvi fazer um documento explicando como tudo funcionava comigo. Desde o primeiro contato até a entrega, passando pelo pagamento, direitos autorais e de reprodução. Nunca, nunca pego um trabalho sem uma entrada de 50% (avisando sempre que, caso o trabalho seja cancelado pelo cliente, por qualquer razão, este valor não será devolvido). Sem a entrada, nem olho as fotos (um dos meus trabalhos é de encomenda de retratos de pets). Isso me economiza muuuito tempo porque as pessoas que querem de graça ficam desarmadas e os futuros clientes já veem como uma postura bem profissional. Então, só fica mesmo quem realmente quer o retrato e que reconhece o valor do meu trabalho. Isso me trouxe muito mais tranquilidade. Mas, sim, existem muuuuitas pessoas sem noção e respeito pelo trabalho criativo. Antes eu ficava puta da vida quando vinham com uma dessas, agora é só tranquilidade. Quando você põe o pé na porta e mostra que com você as coisas não funcionam assim como eles querem, esse tipo de pessoa some rapidinho. Acreditem, funciona. No começo assusta porque você vê muita gente sumindo e as contas não mas, aos poucos as coisas vão se equilibrando.
Abraços.
Postar um comentário