30 julho 2007

Fanzines

Se é pra ser, então já é! Esse cartum eu fiz em homenagem ao Instituto de Artes, mas acho que todos os cursos devem ter professores que gostam de esculhambar os alunos pelo simples prazer de avacalhar. É, alguma coisa eu aprendi lá no IA! Fazer críticas ácidas e destrutivas! EEEEEEEEE! Não foram 5 anos gastos em vão como eu pensava!
Voltando ao cartum, ele ia ser publicado no nosso fanzine "Marte Ataca", mas nunca saiu a segunda edição dele, então...
Meus alunos de HQ sempre dizem que querem fazer Fanzines para publicar as suas histórias. Eu digo para eles fazerem blogs. Tenho vários motivos para aconselhar isso, mas os principais é que ter um blog é muito mais barato e atinge muito mais pessoas mais facilmente. Fazer um fanzine tem todo um custo de impressão (mesmo que seja em xerox) e depois é difícil fazer isso chegar até as pessoas. Tem que botar pra vender em encontros de aficcionados por quadrinhos ou em casas especializadas onde os fanzines vão apodrecer antes que alguém se dê ao trabalho de gastar 3 pila para comprar algum. Ou então simplesmente distribuir de graça e bancar as edições... e tudo o que as pessoas ganham de graça elas não dão o mínimo valor, tipo, vão até dar uma lida e depois vão botar fora. Mas sempre tem o pessoal com visão empresarial que consegue fazer revistas super legais e distribuir de graça só vendendo espaço publicitário e patrocínio. Sei lá, cada um cada um...

2 comentários:

Flávio Silva disse...

D+++
Tche, quero fazer o HQ
Rápido, simples...
Silva.flavio@gmail.com
Abraço

raquel alberti disse...

aguardem...