29 maio 2007

Será que isso é arte?


Adquiri um hábito estranho: Desenhar assistindo Tela-Quente. Mas essa história começa antes....
Dia desses eu estava na internet e encontrei um site que tinha trabalhos originais feitos pelo Chuck Jones para vender. Pra quem não sabe, o Chuck Jones era produtor e diretor da maioria desses desenhos da Warner Bros, tipo Pernalonga, Patolino e tal. Então tinha lá vários desenhos de todos os personagens para aficcionados por desenhos animados comprarem, mas entre esses vários desenhos, tinha uma seção que era de pinturas originais. E essas pinturas eram releituras (eu odeio esse termo) de obras de arte famosas, mas com os personagens do Looney Tunes. Fiquei apaixonado por uma que se chama "Vincent Van Coyote". É uma releitura de um auto-retrato do Van Gogh, só que com o Coyote.
Mas então ontem, assistindo tela quente, eu fiquei fazendo esse desenho do Coyote, baseado em outro auto-retrato do Van Gogh, acho que o mais conhecido de todos.
Talvez esse esboço vire uma tela algum dia, talvez não, mas eu gostei bastante desse meu desenho.
A minha pesquisa como artista (essa é uma das frases mais pedantes que eu conheço) sempre foi a mistura do universo dos cartuns e da arte. Sei que essa idéia de pegar quadros famosos e inserir personagens de cartoons não é uma idéia nova, todo mundo já viu a Mônica ou o Pernalonga como Monalisa. Mas o engraçado é que isso é uma coisa que os cartunistas fazem. Nunca vi tal coisa em uma exposição de arte. Talvez eu devesse fazer uma.... ou não.

5 comentários:

Luiz Augusto disse...

Respondendo à sua pergunta inicial:
SIM, é arte.

Eu bati o olho e já saquei a parada. DOIDIMAIS! Esse auto-retrato do Van Gogh foi o primeiro desenho q eu fiz na primeira aula de desenho (só q de cabeça pra baixo!), rolou até uma nostalgia...

Opinião sobre a indagação final:
LÓGICO Q VC DEVE FAZER UMA EXPOSIÇÃO COM ESSE TEMA! (Eu vou acabar comprando uma das telas...)

Anônimo disse...

E que tal uma releitura usando o Dinossauro ou o robô?

Anônimo disse...

Faz SIM uma exposição com este tema! aprovado. baccio, Gi.

raquel alberti disse...

tbm acho q deve!

Fernanda Barroso disse...

Sim! Deve fazer a exposição!
Aprovadissímo!
Eu só conhecia a série "Quadrões" do Maurício de Souza e eu adoro. Acho essas releituras muito boas! Me divirto com elas!