23 abril 2007

Tiras Dominicais

Se você não conseguiu ler a tira pq as letras estão muito pequenas, clique na imagem e ela aparecerá maior.

Tiras dominicais... nos EUA, muitos jornais tem caderno de quadrinhos no domingo (tipo o "Super-Quadrinhos" que a ZH tinha a uns 20 anos atrás) ou apenas dedicam uma parte da edição de domingo para colocar mais quadrinhos. Página inteira de quadrinhos coloridos!!!! UHU!!!!
Então os quadrinistas tem que fazer essas piadas de página inteira e coloridas para edições dominicais.
O que pouca gente sabe é que essa página de domingo tem um formato extremamente restrito, é cheio de coisinha chatas que tem que respeitar para que os jornais possam jogar com os quadrinhos para um lado e para outro, apertar várias tiras publicar do tamanho que eles quiserem.
Por exemplo, os dois primeiros quadrinhos (o com o título e o seguinte) tem que poder ser retirados da história sem perda da piada... bom o que acontece normalmente é que esses dois primeiros quadrinhos ou são uma denominada "piada descartável" ou são simplesmente encheção de lingüiça. Eu teria várias coisas para falar a respeito das tiras dominicais, poderia falar sobre a briga que o Bill Waterson (que desenhava o Calvin e Haroldo) teve com a Universal Press sobre o formato padrão.... mas acho que não interessa, né. Isso é um assunto que só interessaria a aficcionados em quadrinhos, bêbados e estudantes de pós-graduação (o que são três estados de incapacidade muito semelhantes).
Estou brincando de fazer essas página dominicais agora. Espero que vocês apreciem.
bjs

3 comentários:

Anônimo disse...

Peraí, as vezes eu tô bebado, sou aficcionado por quadrinhos e estudante de pós-graduação!!!!

raquel alberti disse...

bah, o texto ainda supera a tira!!!
hahahaha! adorei!

Luiz Augusto disse...

Véi, DUCARÁI DEMAIS! COMANDOU!