31 dezembro 2008

"Reforma Ortográfica" ou "Cadê as bolinhas do meu pinguim?"

Ahã, ano novo, ortografia nova. A partir de 2009, estaremos vivendo uma reforma ortográfica (ou Rephorma Horthográphycae) na língua portuguesa, e a minha eloqüência virou eloquência. Eu queria que fizesse parte da reforma a substituição de todos os “s” por “f”, aí as pessoas passariam a falar que nem o Lula, mas o Senado barrou a minha proposta. Pena, mas isso nem foi o que mais me chateou, o que mais me incomoda é a completa extinção da trema. Não sei se vou agüentar viver sem ela, ou, pela nova ortografia, aguentar. As palavras eram muito mais fortes com trema.

Já imaginei um novo papo pelo Brasil afora.

- Tá escrito aqui: “Pedro executou o sequestro de Sagui.”

- Como assim? Todo esse auê por causa de um sequestrinho?

- É o que diz na manchete, mas lendo o texto, a gente vê que foi um “seqüestro”, mesmo.

- Com trema e tudo?

- Ahã.

- Sempre soube que o Pedrão era um delinquente com trema, sabe, das antigas.

- Pois é, eu também sempre soube. Minha mãe que achava o Pedrão tranquilo, sabe, sem trema, coitada da velha, nunca imaginou que ele ia acabar assim.

- O problema é que essa vida de crime tem consequencia. E a consequencia para o Pedrão foi daquelas, com trema e tudo.

- E pobre do Sagui, também, só porque se deu bem na vida.

- É, se deu bem até por aí. O Sagui era irmão do Pinguim, o Pedrão tinha que saber que eles não tinham mais trema faz um tempo, sabe...

Outra coisa que me incomoda é o “voo”, sem acento. Me recuso a voar sem acento. Já me imaginei pegando um avião no dia primeiro de janeiro de 2009 e o comandante dizendo:

“Atenção passageiros, a partir de hoje esse voo é sem acento.”

Essa declaração será seguida de cenas da mais completa revolta dos passageiros, resultando na queda do avião.

Não sei quanto a vocês, mas eu me sentia muito mais civilizado voando com acento e usando trema. Já me conformei que eu serei que nem aqueles velhos que escrevem com “ph”, sabe. Já consigo imaginar os meus netos falando “Olha que engraçado, o vô Rodrigo escreve com trema”. Tentarei me adaptar à nova ortografia a partir de 2009, embora considere isso um retorno a barbárie. E as pessoas ainda me perguntam porque eu faço tiras sem texto... Pelo menos minhas tiras não passarão a estar em um português arcaico nesse primeiro de Janeiro.

Feliz 2009 para todos, mesmo que ele seja sem trema.

12 comentários:

Anônimo disse...

Belos trocadilhos, realmente algumas coisas ficaram ruins, como pêlo e pelo e por ai vai....
Mas isso é bom para que, quem sabe um dia, o português unificado venha a ser a segunda lingua mundial(será? xD)

Abraços e um feliz ano novo!

Anônimo disse...

Ah, essa reforma gramatical é patética, acho que a única vantagem dela foi originar esse belo texto que você escreveu! =)
Vôo sem acento, além de várias outra palavras, como o Elias disse, pêlo e pelo escrevendo do mesmo jeito, só vai atrapalhar tudo! Mas a ausência do trema é simplesmente revoltante, f*-se a nova gramática, se eu quiser eu uso o trema, quem vai me proibir, hã, hã?
(quase) tão revoltante quanto é a nova escrita de microondas: micro-ondas até queima a pipoca!
Bem, até 2013 eu posso usar o trema e as demais regras antigas sem acarretar (muitos) problemas, pelo período acomodação... enquanto eu puder usufruir do período de acomodação, sem dúvida que eu vou fazê-lo... quando acabar esse período... eu continuo escrevendo segundo a norma antiga, acarretando problemas ou não ¬¬'
Eu estava tão feliz por ter entendido recentemente o sentido da trema (choro falsete), e vou ter que parar de usá-la agora que ela faz tanto sentido? Enriquece as palavras? Naum (internetês, pois tô de mal com o português).

Anônimo disse...

Putz cara, refletiu bem a idéia que eu tenho sobre essa reforma ortográfica.

Michael disse...

Putz...trema??? Eu já tinha abolido o trema há tempos, junto com o hífen.

@wendsman disse...

a lingua portuguesa ja é tão judiada, e agora eles vem e mudam com conversa sobre unificar com outros países, eu quero que esses países se F@#$%, vao unificar a lingua na p@#$% que pariu!!!
eles que deviam adotar nossa regras,
talvez com uma sutil mudança e tals
mas nada tao sem noção como isso.

Michael disse...

Foi 0,5% gente! Calma!

josé lucas disse...

Coitado dos pingUins e das lingUiças...
Cara, li aquele texto acima e me senti (assim como senti o texto) pelado!

São pontinhos ou risquinhos que fazem TODA a diferença!
=0

Anônimo disse...

Muito boa! Também estava matutando neste momento em uma charge sobre a reforma ortográfica, essa idéia das bolas do pingüim foi genial!

(que agora tem que ser escrito "ideia" com e fechado... essa m**** de reforma ortográfica...)

Cássia disse...

Tem vantagens e desvantagens!! eu mesmo agradeço a removeção das tremas!!
Nunca usei elas mesmo, mas Voo sem assento é muito esquisito!!

Cássia disse...

Ahhh. Troca o codigó do meu banner!! Esse ta com erro

raquel alberti disse...

eu tô em dúvida sobre o que vou fazer. tô entre continuar usando tremas e acentos diferenciais e todo o resto como se nada tivesse acontecido, ou radicalizar e abolir todos sinais gráficos e anarquizar de vez a coisa...

Anônimo disse...

Para ser uma lingüa mundial tem que ser confuso como inglês? Kkkkkk