22 outubro 2007

Lista de desejos

Puts, meu reino por uma câmera digital! Eu tenho várias telas lá no atelier que eu gostaria de fotografar para colocar aqui no blog, mas não tenho como. São trabalhos grandes demais para colocar no scanner... Será que se eu visualizar uma câmera digital boa (se é pra ter uma dessas vagabundas, prefiro não ter), algo tipo “lei da atração”, eu conseguirei uma? Acho que é mais provável que dê certo se eu juntar o meu dinheiro, for numa loja e comprar uma. Vou começar a minha lista de coisas que desejo (bem estilão “O Segredo”) com “uma câmera digital”.
Já que eu estou falando em listas de coisas que desejo, a revista Piauí publicou na sua edição de outubro alguns trechos dos diários do dramaturgo, crítico, ensaísta, diretor literário do National Theater e o primeiro a dizer “fuck” na TV britânica, Kenneth Tynan. Eu recomendo a leitura desses diários que são, de acordo com a Piauí, “uma miscelânea de auto-análise, comentário cultural, maledicência e, por fim, um relato minucioso e apaixonado de seu sadomasoquismo” (praticamente uma definição desse blog!). Esses diários rastreiam (apesar de não terem essa intenção), um tema humano maior, que Oh, Calcuta! não alcançou (na opinião do autor da reportagem, porque eu nunca vi essa peça), o tema seria aquele que Tenessee Williams (que era amigo de Tynan) chamou de “peregrinação insensata da carne”.
Pra quem não sabe, a peça Oh, Calcutá! (criada por Tynan) provocou muita controvérsia pelas suas inumeras cenas de nudez, foi representada 1600 vezes em Nova Iorque e 2400 em Londres e tem no seu título um trocadilho com a frase francesa “O quel cul t’as!” ou seja, “Que cu você tem!”.
Mas voltando a “lista de coisas que desejo”, no dia 5 de maio de 1973, Tynan escreveu uma lista de coisas que ele deseja.

“5 de maio
Coisas que desejo:
CLASSE A:
O sol.
A companhia de pessoas pelas quais sou amado.
A companhia de pessoas que amo.
Boa comida e bom vinho.
A proximidade de uma bunda feminina que eu possa açoitar com toda liberdade.
CLASSE B:
Admiração pelo meu trabalho.
A companhia de pessoas inteligentes pelas quais sou admirado.
A companhia de pessoas que admiro.
Carros velozes e silenciosos.
Uma villa ensolarada.
CLASSE C:
Dinheiro para poder pagar as classes A e B.”

Uma boa lista de coisas para desejar.

2 comentários:

raquel alberti disse...

essa revista é bem legal, né?

descreve bem a câmera que tu quer que é pro segredo funcionar direitinho. hehehe! ;)

Luiz Augusto disse...

Q ISSO! Se tirar "O Sol" da classe A, e trocar "Carros velozes e silenciosos" da classe B pra A, fica igualzinha à minha lista!!!