19 setembro 2007

Atenção! Tira proibida para menores! Contém sexo, consumo de drogas e humor de gosto duvidoso!


Hauhauhauah!
Fazer humor sobre atualidades é fácil no sentido de que sempre tem um assunto. Como se diz por aí, "quanto pior o governo, melhor o humor", e como diz o José Simão "direto do Brasil, a terra da piada pronta".
Esse é o problema das charges brasileiras, as piadas já estão tão prontas que a maioria dos chargistas faz a mesma, ou quase a mesma piada. Quem, como eu, lê charges de vários jornais, encontrará várias piadas que se repetem, inclusive umas que, se não tivessem saído no mesmo dia nos jornais, eu pensaria em plágio. Uma vez isso até aconteceu comigo. Minha charge saiu sábado na ZH, daí na segunda saiu uma igualzinha no Correio do Povo e terça os caras fizeram a piada no Casseta & Planeta. Plágio? Não. Era uma piada boa que o governo entregou pronta para os humoristas mesmo. E olha que naquela época não era nem o governo Lula....
Mas voltando a piada pronta. Não sei se é preguiça dos chargistas de pensar em algo diferente, se é a pressão para fazer uma piada diária, ou se é a piada pronta da notícia do dia mesmo, mas dificilmente eu vejo uma charge de atualidades que eu realmente goste.
Acho que é por isso que normalmente eu me dedico a cartuns, onde eu posso falar sobre o que eu quiser e fazer as piadas da maneira que eu achar que fica engraçado, sem ficar preso aos assuntos de atualidade.
Resumindo. Fazer charges de atualidades tem o fator de já ter o assunto definido pelos acontecimentos e pela linha editorial do veículo que vai publicar. Isso facilita na hora de escolher o assunto, mas dificulta na originalidade. Desenhar cartuns, onde o tema é livre, facilita na originalidade e na liberdade, mas complica na hora que falta assunto, pois poder falar de qualquer coisa as vezes pode bloquear tudo....

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Q texto profi!

Eu acho que o Correio e os Cassetas te plagiaram sim, processo neles! HEHE!